sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Escrevendo sobre o tempo


Aproveitando o fim de suas férias para receber perguntas de fãs, Ally tem publicado algumas respostas em seu blog. Numa delas, a autora de “Destino” fala sobre como é escrever sobre o tempo. Confira abaixo a pergunta enviada por uma fã e a resposta de Ally.

Escrever sobre o tempo… Não a hora no relógio, mas o tempo que passa em uma história. Você simplesmente escolhe onde quer que sua personagem esteja em seguida? Você usa algum tipo de transição? Pergunto porque quando escrevo, não quero mostrar cada dia ou semana (nada realmente acontece durante esse tempo), mas me vejo querendo pular algumas semanas ou meses.

Sim, eu pulo para a frente no tempo e, sim, eu uso transições. Acho que dá para dizer, quando se lê meus livros, quando eu tendo a fazer isso – se eu avanço no tempo, geralmente sinalizo a transição de alguma forma ou, se eu sentir que isso estará claro no texto, não sinalizo tão explicitamente. Mas, sim, eu gosto de avançar no tempo. Ou às vezes regredir. Gosto de brincar com o tempo. Eu DEFINITIVAMENTE não gosto de mostrar cada dia, etc. numa história. Só os interessantes.

Se você já leu “Destino”, deve ter percebido que Ally gosta de usar as estações do ano para indicar as mudanças de tempo. E um dos assuntos que ela mais gosta de abordar quando volta ao passado é a infância de Cassia.

Que outras características das passagens de tempo que Ally constrói vocês já notaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário